O Patrono

Manoel Luiz Azevedo d’Araújo
(1838-1883)
_
O grupo escolar recebeu esse nome de Manoel Luiz Azevedo d’Araújo (1838-1883), bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife. Ele foi jornalista, deputado provincial e diretor da Instrução Pública de Sergipe. Ele foi, conforme Maria Thetis Nunes, “Inspetor-Geral da Instrução o Dr. Manuel Luís Azevedo D’Araújo, homem talentoso, conhecedor das teorias educacionais mais avançadas da época como as Pestalozzi, Basedow, Natigel, entre outros” (1984, p. 107).
Ainda segundo a autora, Manoel Luiz, que foi um “batalhador ardoroso da criação do curso normal” e manifestava um certo descontentamento com a procura insuficiente de jovens para ser professor, acreditava que “o professorado” não era atrativo na Província de Sergipe (Nunes, 1984, p. 115).
Manoel Luiz liderou a Diretoria da Instrução Pública até 1873, quando renunciou. Ele não concordava com o regulamento para a educação baixado pelo presidente, Dr. Manuel Francisco da Fonseca Galvão, e, também, por causa das dissensões ocorridas no partido conservador local, ao qual pertencia. Mesmo isso aparentando contradizer o avanço de suas ideias (Nunes, 1984, p. 122), tinha um pensamento progressista com relação à educação.
A Instituição
A escola pesquisada foi criada em 02 de fevereiro de 1924, como Grupo Escolar Dr. Manoel Luiz, durante o governo Maurício Graccho Cardoso (1922-1926), o nome escolhido foi em homenagem ao sergipano da cidade Estância e Inspetor-Geral da Instrução de Sergipe, o Dr. Manuel Luís Azevedo D’Araújo (1838-1883), ele também foi jornalista e deputado provincial. A escola está localizada na Avenida Pedro Calazans nº 1184, no bairro Cirurgia, nas proximidades da Praça da Bandeira.
Fonte: Lapa, 2019
Fonte: Lapa, 2019
A primeira diretora do Grupo Escolar

Figura: Leonor Telles de Menezes, s.d.
Fonte: Santos, 2006.
_
Nesta história da escola achamos pertinente ressaltar um pouco da trajetória da primeira diretora desta instituição objeto de estudo. Baseada nas pesquisas no APES (Arquivo Público do Estado de Sergipe) nas correspondências oficiais das diretoras dos grupos escolares em 1924, a primeira diretora do grupo escolar D. Manoel Luiz foi a professora Leonor Telles de Menezes.
Leonor Telles de Menezes, nascida em 29 de março de 1890, iniciou sua carreira docente em 1907 e tornou-se a primeira diretora do Grupo Escolar Dr. Manoel Luís em 1924. Filha do major reformado Álvaro Teles de Menezes, Leonor foi influenciada pelo legado de sua mãe, Francina, e seguiu a carreira no magistério, assim como seus irmãos Florentino e Dulce. Florentino Menezes, além de professor foi considerado “um dos maiores sociólogos brasileiros” (Santos, 2006, p. 65).
Nomeada diretora por decreto presidencial em 27 de fevereiro de 1924, assumiu o cargo em 10 de março após o luto pela mãe. Durante seu mandato, criou a Caixa Escolar ‘D. Joelina Cardoso’ e organizou eventos significativos, até se afastar em 15 de maio de 1926, passando a direção para D. Rosa Fontes Ribeiro.